danielleviveiros.com

Não se leve tão a sério

Você baseia suas ações nos julgamentos dos outros? Infelizmente, tenho más notícias: isso não o levará muito longe.

Depender exclusivamente das opiniões alheias impede que você construa uma vida autêntica. Para construir uma vida significativa, é preciso coragem, e agir com base nos julgamentos alheios significa ter medo do que os outros vão pensar de você.

Lembre-se da história infantil “O pai, o filho e o burro”, em que a vontade de agradar levou-os a aceitar todos os julgamentos dos moradores que encontraram pelo caminho. No final, não conseguiram agradar ninguém.

Mudar suas atitudes de acordo com a voz da multidão é um problema, mesmo que essa voz seja a do pai, da mãe, da avó ou do avô. Como adulto, é necessário fazer suas próprias escolhas e arcar com as consequências delas.

As vozes nunca vão se calar. Onde quer que você vá e qualquer que seja sua escolha, esteja preparado para ser julgado.

A única forma de lidar com os julgamentos é não levá-los tão a sério, ignorando qualquer opinião a seu respeito. E isso não se aplica apenas às opiniões negativas, mas também aos elogios. Deixe-me explicar por quê.

Levar os elogios a sério tem duas consequências:

Primeiro, você corre o risco de acreditar que não precisa se esforçar para melhorar, pensando que já alcançou o topo e se acomodando. Mas ambos sabemos que você ainda tem muito a melhorar, não é verdade?

Segundo, ao levar os elogios a sério, você abre espaço para aceitar os julgamentos e opiniões alheias, sejam eles positivos ou negativos. A pessoa que leva os elogios a sério é a mesma que se abala facilmente com críticas.

Tudo isso acontece porque você quer impressionar os outros e não se preocupa mais com o objetivo real de suas ações, tornando-se refém dos aplausos da plateia.

Mas como colocar isso em prática? Como não dar importância ao que os outros dizem?

Comece por deixar de ser um juiz das ações dos outros e entenda que todos os seres humanos são capazes de cometer os mesmos erros (inveja, preguiça, raiva, egoísmo…). Isso significa que você também faz escolhas ruins. Sabendo disso, não leve a si mesmo tão a sério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *